Encolhimento de roupas

Aqui na Brasil em Gotas trabalhamos com muitos produtos com fibras naturais, como o algodão e o linho, e, também, algumas fibras artificiais, como a viscose e rayon, feitos de celulose, pois elas proporcionam aquele toque macio, que a gente adora, e aquela sensação de estarmos sempre fresquinhas.

Porém, junto com todos estes benefícios, essas fibras podem apresentar um leve encolhimento quando as roupas são lavadas ou secas de forma inadequada, principalmente em temperaturas muito altas. 

O fator determinante para este encolhimento ocorrer se dá pela forma que essas fibras são produzidas, pois elas são submetidas à várias etapas que as esticam e as “estressam”, deixando o fio tensionado, ou seja, quando você adquire uma peça de roupa com uma dessas composições, na verdade está comprando uma roupa “sob tensão”. 

Além de toda essa tensão que o tecido é submetido, o uso diário da roupa também pode tencioná-lo, pelo fato de que ele vai se modelando ao corpo de cada pessoa, modificando a conformação interna. Quando a roupa é lavada ou seca, ela pode encolher devido ao retorno à memória física original. 

Os movimentos da lavagem em uma máquina de lavar, por exemplo, “relaxam” as fibras, deixando a peça no seu tamanho natural. Em busca de minimizar esses efeitos, a Brasil em Gotas, desde a compra de matérias-primas até a aprovação de nossas roupas, procura comprar tecidos com padrão de qualidade elevado, fibras mistas, fazer testes de lavagem e passadoria, bem como realizar adaptações em nossas modelagens.

Infelizmente, mesmo com todo este zelo, esses processos não asseguram 100% de eficiência, mas garantem que o pouco encolhimento que ocorrer é o que está previsto nas regras classificadoras de qualidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os fatores que mais podem danificar as fibras podendo causar o encolhimento é o uso de água quente; excesso de produtos químicos, como alvejante e amaciante; lavagem em máquina de lavar e quando as roupas são submetidas à temperatura alta em secadoras, por isso a maioria dos fornecedores de tecidos com fibras naturais orientam a lavagem a seco. 

Para não ter problemas com encolhimento em roupas, aconselhamos pela compra de peças com composições sintéticas, como o poliéster ou nylon.

A seguir algumas dicas para evitar o encolhimento de suas roupas com composições naturais:

  • Procure seguir as instruções da etiqueta de lavagem fixada na parte interna das roupas;
  • Lave suas roupas à mão, com água fria e sabão neutro;
  • Evite usar produtos químicos, mas se optar por usá-los, dilua-os completamente na água e só depois mergulhe a peça;
  • Procure secar suas roupas à sombra, evite o uso de secadoras.